quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ATO DE MUDAR



"Você é o futuro deste planeta"...

  Muito bem, quem nunca ouviu alguém ou qualquer pessoa dizer isso, por favor ofereça-se para ouvir, chega a ser engraçado como as pessoas tem convicção no futuro, acreditando que isso vai amenizar os pecados cometidos no presente.

  Ouvi milhões de pessoas que me dizia isso e ainda ouço. Não que eu acredite nisso, mas acho que já faz parte de pessoas mais velhas (como se eu fosse muito velho) acreditar que, como ele não é capaz de fazer mais nada pelo seu próprio futuro, é melhor delegar esta responsabilidade a outro e, se tiver muita sorte, aliviar o peso nos ombros. O meu não aliviou e, na verdade, eu duvido muito que isso vá acontecer, impossivel redimir todos os erros que cometi passando para outro o trabalho que deveria ser meu, que antes foi dos meus pais e dos meus avós... Provavelmente esta culpa é passada de geração em geração sem solução e como sempre, somos cobrados sobre esta culpa que recebemos.

  Não quero dizer que me tornei Greenpeaceano ( Membro do Greepeace), que dou dinheiro para Ongs ou mesmo que separo o meu lixo reciclavél. Verdade que até tento fazer isso, mas também não acho que esta é a solução. Dizer que o futuro depende da próxima geração é muito mais cômodo e muito mais fácil, então, chega a ser quase impossível ignorar. Eu não estou 100% preocupado com o aquecimento do global, mas quem está? Eu não sei também se Obama vai ou não assinar o tratado de Kyoto, mas quem liga ou sabe? Eu não sei nem os nomes dos meus novos vizinhos direito, mas quem sabe? Ainda sim eu insisto em pensar que minhas filhas são a esperança para o futuro e elas nem sabe o que quer dizer futuro... Melhor seria dizer logo de uma vez: "Eu não fiz nada para mudar as coisas, espero que vocês façam, mas não tenho muitas perpectivas que isso vai acontecer!"... Claro que isso seria só mais uma desculpa, concorda?

  Que belo futuro eu fui, que futuro eu espero para minhas filhas?

  Para aquelas pessoas que nada fizeram, nada é o esperado... Não, isso não é ser pessimista, realista na melhor das hipóteses, em todo caso, o que você acha que seus pais pensam de você: "Ele(a) vai ser alguém... Ele(a) vai ser o futuro"... Futuro que nada, como diziam os filosofos, o futuro não existe, tão pouco o passado, a única coisa que temos é o presente e mesmo isso é algo que sentimos de instante a instante, então, porque diabos, "Você é o futuro?" se ele não existe... Se nada será feito, se somos apenas o que somos e não mudaremos nada...

  Tenho mudado alguns hábitos e conceitos como sempre. Afinal não sou um cara em homogenidade completa, e isso não me satisfaz.

  Sempre ouvi isso e creio que direi mais do que uma vez... Será que a minha culpa de não ter feito nada é tão grave assim? Provavelmente seja, mas isso não muda o fato que eu não fiz nada... e que se fizesse resolveria algo imediato. Então chega desse papo balela de "você é o futuro"... Chega a ser desanimador.

Até porque... como digo... Esperar dos outros é a mesma coisa que não esperar, porque não podemos confiar em ninguém para fazer o que é de nossa responsabilidade... Então... O problema é meu, e o futuro sou eu que faço. Então, esperar ou pensar em futuro para começar algo qUe pode ser mudado já... e nada mais que desculpa.

Mudei ontem e mudei hoje para amanhã não ser mais nada que me identifique com quem eu fui.

E você vai ficar ai após ler isso ou vai mudar?

Felipe Campos
coach.fcs@gmail.com
Skype:coach.felipe.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário