sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ser ou não ser autor de sua história?

Ser ou não ser autor de sua história?

E aí, tudo bem?




Queria falar hoje sobre a autoria de vida. Quantas vezes, mesmo sem perceber, reclamamos de situações externas que fogem ao nosso controle? Quando nos confrontamos com isso e temos esse tipo de postura, acabamos passando para as pessoas a nossa volta, seja elas equipes, nossos filhos, familiares ou amigos a se tornarem experts em reclamação, desenvolvendo a mania de culpar os outros ao invés de buscar soluções para atingir os melhores resultados e solucionar nossos problemas, na empresa ou na vida pessoal.

Bens materiais, classe social, o trânsito, o tempo, o chefe, a economia, a concorrência, e etc são fatores externos que não podemos controlar. Mas como geralmente estamos ligados no automatico sem perceber as situações a nossa volta reclamamos disso ou daquilo e, sem perceber, deixamos que essas queixas dominem nosso próprio espírito, pois esquecemos que a única coisa que está sob nosso controle somos nós mesmos.

Mas em situações como estas é que a pessoa autora de sua vida, direciona sua energia na busca de focarna solução e não no problema. 
ex: Você reconhece que seu concorrente está melhor preparado que você. Então, dedica-ser a aprender mais sobre o mercado que seu concorente atua, é focar na solução, certo?


verdade que nem sempre é fácil de se fazer isso ou evitar o que sentimos. Existem dias em que as situações se complicam e parecem fugir do controle e comprometem nossos planos. Aí ficamos realmente, chateados, desmotivados, desolados... 
Mas se queremos atuar como autores de nossas vida, devemos escolher como agir em relação aos nossos sentimentos e aos desafios que aparecem em nosso caminho. Temos 2 opções de atitude perante uma dificuldade. Podemos ficar reclamando sem parar e responsabilizando tudo e todos pelo problema, ou então ir atrás de uma solução. Transformar essa reclamação em solução/ação.

Sabe qual a principal vantagem de quem é autor da sua própria vida? A HUMILDADE!
Reconhecer que não sabe lidar com os desafios da vida e buscar o aprendizado para isso, é ver a si próprio como parte de um processo de melhoria e desenvolvimento futuro e não como um produto acabado. É se manter aberto para aprender ou até mesmo desaprender para aprender, validando novas crenças e ganhando novos valores.

Isso somente trás benefícios, como:

Realização pessoal, visão realista do que “EU” posso mudar ou influenciar pessoas positivamente, assertividade nas minhas escolhas entre outras.

Acima de qualquer dificuldade ou problema, é de bom prisma entender que se aceitar como se é para depois mudar, lhe impõe no lugar correto de onde você está e lhe abre clareza para entender onde você quer chegar.  Como eu disse antes, não é fácil, mas também não é impossível.


Deixo aqui algumas perguntas de reflexão para isso:

- O que eu ainda não fiz que, se passar a fazer, vai aumentar minhas chances de ter bons resultados e melhorar quem sou?
- O que vou ganhar com esse aprendizado?
- Como e quando vou começar a fazer ou aprender isso?


Enfim... cada um de nós pode ser responsável pelo mundo que deseja viver. Basta Agir, sempre. Se acomodar, nunca.

"Pedir ajuda não é demostrar fraqueza e sim sabedoria"

Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário